FALANDO DE
FRANQUIAS

Suporte ao franqueado

Como oferecer suporte financeiro ao franqueado

Prestar suporte para uma rede de franquias sem ter informações adequadas pode ser um tiro no escuro. Ainda mais quando o assunto é gestão. Sabendo disso, compilamos algumas dicas de processos para você, franqueador / franqueadora , aplicar em sua rede e acompanhar o financeiro das franquias. Assim, será possível elevar o nível de suporte ao franqueado e, em muitos casos, até mesmo aumentar os resultados das franquias:

 

  • Tenha um objetivo claro para a obtenção de informações.

Números retratam a realidade de como o franqueado realiza a gestão da operação. Portanto, tenha em mente que essa prática tem por objetivo a geração de indicadores e planos de ação para suporte preventivo, além da busca por eficiência operacional.

 

  • Capacite o franqueado e mostra o valor que a franqueadora pode gerar com o suporte financeiro.

Instrua e dê treinamentos (desde o início da relação com o franqueado) trazendo a importância do controle financeiro da unidade. Manual do processo e vídeo-aulas são ferramentas úteis para garantir o êxito do processo de obtenção de dados. Em alguns casos, a parte mais difícil do acompanhamento financeiro é exatamente essa: obter as informações. Então, mostre a importância e o valor que a franqueadora pode gerar a partir disso!

 

  • Escolha uma ferramenta de fácil utilização.

Disponibilize uma ferramenta simples para o franqueado. Pode ser uma planilha básica de Excel ou mesmo o sistema ERP que a rede já utiliza.

 

  • Determine uma rotina de acompanhamento financeiro das franquias.

Crie (e execute) uma rotina de acompanhamento do financeiro da operação do franqueado JUNTO com ele. Por exemplo: em toda visita do consultor de campo, pode haver um momento para discussão dos principais indicadores financeiros. Mas nossa dica prática é: para otimizar o processo e aumentar a proximidade, realize vídeo-chamadas mensais para discutir os resultados e planejar os meses seguintes.

 

  • Defina parâmetros de análise dos indicadores financeiros.

Para guiar o franqueado, defina parâmetros e orçamentos a partir da análise dos indicadores financeiros. Por exemplo, indique, com o seu know-how, qual é o limite ideal de custos diretos da operação em relação ao faturamento e como ele pode melhorar esse número. A partir disso, passe feedbacks constantes sobre o resultado operacional do franqueado.

 

Essas são algumas ações práticas que você pode implementar para iniciar o acompanhamento das finanças das suas franquias. O que podemos garantir é: suporte financeiro faz toda diferença (nos resultados operacionais e no bom relacionamento com o franqueado).

Se tiver alguma dúvida sobre como aplicar um bom suporte financeiro às franquias, entre em contato conosco.

E se quiser saber mais sobre suporte ao franqueado de forma geral, leia nosso outro artigo: O que é, na prática, suporte ao franqueado.

 

Texto: Victor Motta – Coordenador de Gestão de Redes

LEIA TAMBÉM

Gestão de Redes

Fundo de Marketing: 8 pilares para uma estratégia de sucesso

O fundo de marketing (ou fundo de propaganda) é constituído a partir da contribuição mensal da taxa de marketing paga...

Veja mais >>

Expansão

Abrir um negócio próprio, ou abrir uma franquia – quais os principais aspectos a avaliar nessa tomada de decisão?

Ao decidir investir, é bem provável que você já tenha se questionado: “E agora, invisto em uma franquia ou crio...

Veja mais >>

Gestão

O que é na prática o suporte ao franqueado

A forma como se da a relação franqueado e franqueador é o ponto-chave do sucesso de qualquer unidade franqueada, consequentemente,...

Veja mais >>