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Gestão

Ideias para minimizar os impactos do Covid-19 na sua empresa

Estamos todos passando por um momento bastante delicado no Brasil e no mundo. Diversas medidas para isolamento social estão sendo tomadas para que a saúde das pessoas, que é a maior prioridade, seja preservada. Diante desse cenário, diversas empresas do país inteiro estão passando por dificuldades. Resolvemos compartilhar aqui algumas dicas e pontos de reflexão para que nós, empreendedores, possamos passar por este momento:

  • Possivelmente, suas vendas caíram drasticamente. Pense em alternativas para seguir realizando vendas, mesmo que em menor volume e com menor margem.
    • Você consegue, de alguma maneira, trabalhar com entregas a domicílio? Sabe aquele projeto de e-commerce que estava engavetado? Talvez possa ser um bom momento para testá-lo.
    • Como usar a internet para vender um novo produto ou serviço? Se você é uma empresa de serviços, existe a possibilidade de prestar consultoria online? Além disso, se você trabalha com produtos, busque alternativas de novos produtos mais acessíveis para que você tenha uma recorrência de compra maior nesse momento.
    • Promoções podem ser um bom auxílio também. Faça muito bem os cálculos de suas margens e pratique promoções atrativas ao público.
    • Pense na venda de produtos futuros por valores menores no presente. Por exemplo, você pode oferecer ao seu cliente um produto ou serviço que ele terá direito de consumir daqui 3 meses, porém pagando 70% do valor hoje. Isso poderá ajudar sua empresa a obter caixa com o mínimo de custo nesse momento. Obviamente, você deve se preparar para entregar esses produtos e serviços ao cliente lá na frente.
  • Comunique seus clientes sobre todas as medidas que sua empresa está tomando para evitar contágio. Um post nas redes sociais deve ser suficiente. Alguns cuidados importantes:
    • Disponibilização de álcool gel nos ambientes da empresa.
    • Cuidados dos funcionários com higienização, como uso de álcool, distanciamento, evitar apertos de mão, manter maior separação de mesas (em caso de restaurantes).
    • Entre outras medidas, conforme o seu segmento de atuação.
  • Cuidados com as finanças:
    • Negocie com seus fornecedores e locador condições de pagamento mais alongadas e busque descontos também.
    • Esteja atento às medidas do governo para auxílio às empresas. Até agora, a mais importante é relativa à prorrogação do simples nacional, conforme determinação abaixo:

“O Comitê Gestor do Simples Nacional, no uso das atribuições que lhe conferem a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, o Decreto nº 6.038, de 7 de fevereiro de 2007, e o Regimento Interno, aprovado pela Resolução CGSN nº 1, de 19 de março de 2007, resolve:
Art. 1º Em função dos impactos da pandemia do Covid-19, as datas de vencimento dos tributos federais previstos nos incisos I a VI do caput do art. 13 e na alínea “a” do inciso V do §3º do art. 18-A, ambos da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, apurados no âmbito do Simples Nacional e devidos pelos sujeitos passivos ficam prorrogadas da seguinte forma:
I – o Período de Apuração Março de 2020, com vencimento original em 20 de abril de 2020, fica com vencimento para 20 de outubro de 2020;
II – o Período de Apuração Abril de 2020, com vencimento original em 20 de maio de 2020, fica com vencimento para 20 de novembro de 2020;
e III- o Período de Apuração Maio de 2020, com vencimento original em 22 de junho de 2020, fica com vencimento para 21 de dezembro de 2020.
Parágrafo único. A prorrogação do prazo a que se refere o caput não implica direito à restituição de quantias eventualmente já recolhidas.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
JOSÉ BARROSO TOSTES NETO
Presidente do Comitê”

  • Outras medidas do governo também poderão auxiliar as empresas e aguardam aprovação do congresso, como a diminuição de até 50% da jornada de trabalho e diminuição salarial proporcional (desde que não fique abaixo do valor do salário mínimo). A possibilidade de férias coletivas com aviso prévio de 48h também é uma ferramenta que poderá auxiliar. No entanto, essas duas medidas ainda aguardam a aprovação do Congresso Nacional.
  • Fazer rodízios entre os funcionários utilizando o banco de horas.
  • Linhas de crédito facilitadas em bancos. Converse com a sua agência bancária e verifique o que há de facilidades para este momento.
  • Priorização geral de contas, solicitando reduções momentâneas e prazos postergados. O que você mais deve priorizar, certamente, é a folha salarial. Mantenha uma comunicação clara com seus fornecedores nesse momento desafiador.
  • Relacionamento com franqueados
    • Seus franqueados devem estar passando pelas mesmas necessidades que você. Portanto, é importante que você esteja próximo deles e chame-os para conversar e chegar em soluções. Talvez, você possa criar um comitê de crises para discutir junto com eles algumas medidas que estejam dando certo em algumas lojas para que possam repassar para outras. Você pode realizar essas reuniões através de plataformas de video-conferências gratuitas, como Google Hangouts e Whereby.com, por exemplo. Este é um momento de fortalecimento da rede. Sabemos que é um momento delicado, por isso, é importante que você mantenha a calma e direcione o comitê para a minimização de problemas.
    • Traga ideias de como segurar as vendas com alternativas semelhantes às que escrevemos acima neste artigo. É importante que você repasse o máximo possível de opções para eles se resguardarem.
    • Eles deverão solicitar a você o adiamento do pagamento de royalties e taxas de propaganda, além de outros valores que possam ser pagos à franqueadora. Provavelmente, você terá que abrir mão de grande parte desses valores, uma vez que eles devam estar passando por dificuldades financeiras. Esteja atento ao seu financeiro também. Em alguns casos, você pode solicitar a eles o esforço para o pagamento de 20% ou 30% do valor de royalties para que você possa custear sua equipe de suporte.

Estamos todos em situação de alerta. Nesse momento, devemos manter o máximo de foco, sem criar pânico em nossas equipes, em nossas famílias e no mercado. O pânico apenas agravaria ainda mais a situação. Devemos realizar o máximo de ações para que nossos negócios sigam em funcionamento, na medida do possível, e para que os danos sejam minimizados.

Contem com a Focus para o que precisarem, especialmente no que diz respeito ao planejamento de ações financeiras ou ideias para segurar as vendas.

Um grande abraço, saúde para todo nós e que tudo volte ao normal em breve!

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