FALANDO DE
FRANQUIAS

Expansão

Franquias: uma boa opção de investimento?

É bem provável que você já tenha ouvido falar no sistema de franquias, mas sabe como ele funciona?

A seguir, apresentaremos alguns dados sobre o setor de franchising e alguns benefícios de ser um franqueado, buscando responder a seguinte pergunta: vale a pena investir em franquias?

Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), a taxa de mortalidade no setor de franquias é de 5% durante o primeiro ano de atividade, enquanto o Sebrae indica que esta taxa é de 46% nas micro e pequenas empresas. Estes dados demonstram a solidez do mercado de franquias, setor que – mesmo diante da crise econômica do país – registrou crescimento consecutivos de aproximadamente 8% em 2016 e 2017. Ao optar por investir em franquias, uma série de facilidades se apresentam ao franqueado:

Marca e conceito já testados

Uma das grandes vantagens em relação ao sistema de franquias é a possibilidade de uso de uma marca já consolidada no mercado, bem como um conceito de negócio já testado e bem estruturado. Por conta destes aspectos, o retorno do investimento inicial, o payback, costuma ocorrer de maneira mais rápida.

Transferência de conhecimento por parte da franqueadora (know-how)

Aqui, as dúvidas relativas ao conhecimento adequado para iniciar as operações são sanadas. Por meio de manuais e treinamentos na unidade piloto, por exemplo, a franqueadora instrui e capacita o franqueado a executar os procedimentos operacionais-padrão da rede e realizar as atividades-meio e atividade-fim do modelo de negócio escolhido.

Suporte continuado e ações em rede

Como as operações diárias da franquia podem gerar dúvidas ao franqueado, a franqueadora costuma prestar suporte (via “portal do franqueado”, por exemplo), trazendo informações adicionais, FAQ, vídeos, etc. Considerando as ações em rede, temos o plano de marketing, convenções para apresentar novos produtos e serviços, entre outras que visam a promoção do conceito de negócio e difusão da marca.

Investimento inicial e projeções bem definidas

Em meio à incerteza dos gastos envolvidos ao abrir o próprio negócio, o sistema de franquias mune o franqueado de informações a respeito do montante inicial que deverá ser dispendido para inaugurar sua unidade franqueada. Além disso, a franqueadora, normalmente, disponibiliza projeções financeiras, que buscam elucidar ao franqueado os possíveis retornos, caso siga as normas e padrões da rede.

Afinal, vale a pena investir em franquias? Como já mencionado, o sistema de franquias garante uma série de benefícios ao franqueado e lhe permite iniciar um negócio em um setor que vem crescendo, a taxas significativas, ano a ano. Munido de informações quanto à investimento e projeções financeiras, o franqueado pode tomar uma decisão mais segura e assertiva quanto à forma de empreender e iniciar suas operações. Além disso, por ingressar em um sistema cuja marca já está consolidada no mercado e por contar com um sistema de suporte contínuo e transferência de know-how, não restam dúvidas sobre a validade do investimento no setor de franquias.

LEIA TAMBÉM

Expansão

Abrir um negócio próprio, ou abrir uma franquia – quais os principais aspectos a avaliar nessa tomada de decisão?

Ao decidir investir, é bem provável que você já tenha se questionado: “E agora, invisto em uma franquia ou crio...

Veja mais >>

Gestão

Princípios Scrum aplicados na rotina da sua empresa

Esta semana eu estava passando um treinamento de reforço para as minhas equipes de projetos sobre o método ágil de...

Veja mais >>

Gestão de Redes

Comitê de Marketing: como e por que construí-lo?

Como trouxemos em outro conteúdo (Clique aqui para acessar conteúdo sobre fundo de marketing), um dos maiores desafios em relação...

Veja mais >>